Benefícios do Alongamento

19/11/2016 0 Comentários

ALONGAMENTO

O que são Alongamentos:

            Alongamentos são exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentam seu comprimento. O alongamento é uma prática que pode ser incorporada por pessoas de qualquer idade, desde que respeitadas as limitações de cada indivíduo.

Quando fazer Alongamentos:

            Os alongamentos podem ser feitos a qualquer hora do dia e em qualquer local: ao acordar, antes de levantar-se da cama, antes de dormir, no trabalho, na academia, ou seja, sempre que seu corpo sentir necessidade ou que você sentir vontade. Você pode, inclusive, alongar enquanto faz outras atividades, como ler ou assistir à televisão. O alongamento pode estar aliado a outro exercício físico (como a caminhada, por exemplo), ou ser praticado sozinho.

Como fazer Alongamentos:

            * É importante que no momento do exercício você esteja com roupas confortáveis, que não atrapalhem seus movimentos. Se possível, realize os exercícios para membros inferiores sem sapato.

             * A respiração também é fundamental quando alongamos, pois respirar fundo aumenta o relaxamento muscular. Por isso, nunca “tranque” a respiração enquanto estiver alongando. Inspire fundo, pelo nariz, antes de iniciar o exercício, e vá soltando o ar, pela boca, enquanto alonga.

            * Outra dica importante é SEMPRE RESPEITAR OS LIMITES DO SEU CORPO. Execute o alongamento até sentir uma leve tensão no músculo e mantenha essa posição por aproximadamente 30 segundos sem fazer insistências, balançando para cima e para baixo. Aos poucos sua musculatura vai se adaptando e você conseguirá alongar cada vez mais.

Quais os Benefícios do Alongamento:

         Os alongamentos proporcionam inúmeros benefícios, dentre eles:

  • diminuem os encurtamentos e tensões musculares, que causam dor ou desconforto em diversas regiões do corpo, como coluna cervical e lombar, por exemplo.
  • ativam a circulação sangüínea, aumentando o aporte de oxigênio na região que está sendo trabalhada.
  • quando executados antes de um exercício físico, os alongamentos preparam os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo-os de possíveis lesões. Quando realizados após um exercício, os alongamentos promovem um relaxamento da musculatura, evitando ou minimizando dores futuras.

      • proporcionam maior consciência corporal, fazendo com que você perceba melhor seu corpo e seus movimentos.

Deixe um comentário